BRITEIROS: Socialistas: os grandes gestores do capitalismo <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, julho 20, 2007

Socialistas: os grandes gestores do capitalismo

Abandonando-se à administração meramente económica dos países onde é poder, a Esquerda substituiu a questão social por uma espécie de ortodoxia estranha ao destino de todos os outros. Os comunistas não reavaliaram a visão do mundo após a queda do Muro. Nada do que foi, é; e o que foi não incita a grandes entusiasmos, mesmo tendo em conta os aspectos positivos da experiência. Os socialistas há muito que deixaram de ser fieis à “verdade” que cimentava parte da sua força atractiva. Em Portugal, o exercício de poder pelo PS de José Sócrates é uma hecatombe, a exigir a nossa total abjecção.
[...]
O cerco à liberdade de expressão não é uma fantasia de jornalistas desguarnecidos. Associa-se à ofensiva anti-social (não tenhamos medo das palavras) deste Governo. Noutros países a doutrina foi experimentada. Não resultou totalmente. Mas criou mazelas no corpo da democracia. A globalização exige dependência, sujeição e obediência. Mas a própria globalização está em crise. Os fabulosos lucros obtidos pelas multinacionais e pelos modernamente chamados “bancos federados” determinaram que se voltasse a redefinir os campos, e se exigisse a reabertura do debate de princípios, de que precisa, afinal, para a sua própria sobrevivência.
Estes problemas estão a suscitar a atenção de muitos comentadores políticos e filósofos sociais. Lá fora, bem entendido. Por cá, todos bem.

[Baptista Bastos, Jornal de Negócios]


:: enviado por JAM :: 7/20/2007 09:39:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário