BRITEIROS: Só algumas maçãs podres? <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, julho 23, 2007

Só algumas maçãs podres?

Os media mais importantes dos Estados Unidos, tanto do lado democrata como republicano, não costumam poupar elogios aos soldados que combatem no Iraque. As torturas em Abu Ghraib não passaram do produto de algumas “maçãs podres” que, como dissera a Casa Branca quando rebentou o escândalo, aparecem inevitavelmente em qualquer caixa de fruta.
Agora sabe-se que a contaminação foi muito mais extensa do que isso. Uma ampla investigação dos jornalistas Chris Hedges e Laila Al-Arian, a publicar na edição impressa de 30 de Julho da revista The Nation, permite confirmar que o número de 600.000 civis iraquianos mortos pelos soldados americanos não tem nada de exagero.
Os dois jornalistas fizeram entrevistas, nos últimos meses, a 50 militares, muitos dos quais assistiram à matança de civis iraquianos, incluindo crianças, por soldados americanos. Alguns deles participaram nessas matanças... muitos disseram que esses actos foram perpetrados por uma minoria. No entanto, descreveram-nos como algo corrente e disseram que normalmente nem sequer são registados e muito menos castigados.

Etiquetas: ,


:: enviado por JAM :: 7/23/2007 12:01:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário