BRITEIROS: Quem tem medo de Manuel Alegre? <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, julho 26, 2007

Quem tem medo de Manuel Alegre?

Vital Moreira diz que não vale a pena vermos no “grito de alma” de Manuel Alegre um qualquer prenúncio de uma próxima futura dissidência partidária, incluindo para criar outro partido. Segundo ele, Alegre sabe bem que não há espaço para novos partidos e que não há lugar para acção política consistente fora dos partidos.
Não foi isso que nos disseram os indicadores das presidenciais e das intercalares de Lisboa. Nas eleições presidenciais Alegre recolheu mais de um milhão de votos e deixou a confortável distância o candidato oficial do PS. Nas intercalares de Lisboa, Helena Roseta teve mais votos que o PCP e que o Bloco de Esquerda. Ambos indicadores mostram que existe um espaço político, em progressão, não preenchido entre o PC e o PS. Um espaço político recorrente que foi, em tempos, parcialmente ocupado por partidos como o MDP ou o MES, que teve Jorge Sampaio como fundador.
Como escreve Alegre, pode suceder que os cidadãos, pela abstenção ou pelo voto, punam e corrijam os desvios e o afunilamento dos partidos políticos e, se os principais partidos não vão ao encontro da vida, pode muito bem acontecer que a recomposição do sistema se faça pelo voto dos cidadãos.
Que não se iludam os Vitais deste país. Não é a falta de espaço para novos partidos que impedirá Manuel Alegre de ganhar asas para “mobilizar a opinião pública para outros combates”. Se tal nunca vier a acontecer será porque Manuel Alegre, pura e simplesmente, não tem vontade de largar o PS.

Etiquetas:


:: enviado por JAM :: 7/26/2007 01:16:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário