BRITEIROS: Os novos missionários <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, novembro 06, 2007

Os novos missionários

Existem causas nobres e causas célebres. Estas têm para além do mais a particularidade de estarem na moda. É o caso das comoventes preocupações com a miséria africana, sobretudo quando têm a ver directamente com as crianças.
Hoje em dia, quase não se fala de estrelas de cinema sem falar ao mesmo tempo de adopções de crianças do terceiro mundo. Brad Pitt e Angelina Jolie são, nesse capítulo, indiscutivelmente os mais expeditos. Para além de um pequeno cambojano, adoptaram uma pequena etíope e fizeram nascer o seu próprio filho biológico na Namíbia. E prometem não ficar por aqui: a seguir, querem adoptar um pequeno birmanês,... uma escolha bem oportuna.
Faz agora um ano, contámos aqui a história de Madonna que fez a mesma coisa ao adoptar — à margem das leis do país — uma criança do Malawi, que de órfão nada tinha, já que tem um pai que não se sabe bem se deu ou não o seu consentimento à adopção. É o que se passa também agora com a epopeia da Arca de Zoe.
Adoptar uma criança do terceiro mundo não deixa de ser uma causa nobre — para além de ser célebre. Mas este triste caso da Arca de Zoe não vos faz lembrar a obra dos missionários que acompanhavam os militares e os comerciantes na África do século XIX ?

Etiquetas:


:: enviado por JAM :: 11/06/2007 04:31:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário