BRITEIROS: Se é para salvar o Planeta, que seja com classe <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, dezembro 05, 2007

Se é para salvar o Planeta, que seja com classe

Confesso que até agora não nunca fui aquilo a que soe chamar-se de ecologista, ambientalista ou uma qualquer dessas palavras terminadas em ista e que nos colocam nesse grupo privilegiado dos que vivem em profunda amizade e simbiose com o Planeta.
Não o era basicamente por duas razões. Primeiro, porque tenho as mais sérias dúvidas de que a Humanidade possa controlar o clima. Segundo, porque colocado perante a hipotética e filosófica questão do que faria se, com uma arma nas mãos, visse o ultimo urso polar vivo a atacar um sem abrigo de 90 anos, não hesitaria uma décima de segundo em abater o urso.
Coloquei o verbo ser no passado porque as minhas convicções sofreram um sério abalo esta semana ao ler sobre a Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas que começou na segunda-feira em Bali. A minha primeira reacção foi de pensar que temos aqui 15000 pessoas transportadas em avião (questão de coerência), praticamente todas com a mesma opinião, que se vão reunir durante 12 dias para decidir a melhor maneira de nos fazerem pagar mais taxas ou impostos eco-qualquer-coisa a fim de salvar a Terra de catástrofes que nem sequer conseguimos imaginar.
Depois reparei que a Conferência se realiza em Bali. Ora, eu nunca estive em Bali. Porque é longe e é caro. Mas gostava de ir porque só me dizem bem do local. Consultado o site da Conferência fiquei a saber que, nesta altura do ano, a temperatura varia entre 26° e 30° (embora um pouco húmido – 80%), que não preciso de usar gravata na maior parte do tempo, que posso escolher como hotel entre o Laguna Resort & Spa ($323 por noite) e o Ayodya Resort Bali ($178 com vista para o mar) porque infelizmente o Four Seasons é um pouco caro ($720), que há bastantes actividades culturais asseguradas por bailarinas locais, que há Internet grátis, que os discursos são feitos por senhores com camisas havaianas e que há bastantes excursões (opcionais) à disposição.
Temo apenas que seja um pouco tarde para integrar a modesta comitiva que o governo português irá enviar e para me juntar ao amigo da Quercus que já lá está desde o dia 1. Por isso, acabo de criar a Associação dos Amigos da Armeniaca vulgaris (sim, apesar do nome está quase extinta) e espero ainda ir a tempo para a 14ª. Conferência. Só peço que seja nas Seicheles. E que me arranjem um lugar no North Island. Se é para salvar o Planeta, que seja com classe.


:: enviado por U18 Team :: 12/05/2007 10:55:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário