BRITEIROS: Votar pelo seguro... e pelo orgulho <$BlogRSDUrl$>








domingo, dezembro 02, 2007

Votar pelo seguro... e pelo orgulho


© Desenho de Petar Pismestrovic, Kleine Zeitung, Áustria

A lógica que explica as eleições legislativas de hoje na Rússia tem muito pouco a ver com o sentimento generalizado no Ocidente de que deveria bastar só por si a lembrança da ditadura soviética para empurrar automaticamente os russos para os braços da senhora Dona Democracia. Só que, em vez de se entusiasmarem pelos desvelos da democracia burguesa, que afinal nunca conheceram, os russos vão hoje às urnas votar simplesmente pela estabilidade económica.
Nos últimos oito anos, os “campeões nacionais” criados por Vladimir Putin permitiram angariar rendosos lucros do petróleo e do gás. Apesar de sofrer de uma demasiado grande dependência dos hidrocarbonetos e de não conseguir resolver os graves problemas demográficos de que o país sofre, tem sido uma estratégia tranquilizadora. Pelo menos, a médio prazo. Daí a deslumbrante popularidade do mestre do Kremlin.
Através da tónica anti-ocidental veiculada pela juventude putiniana, a campanha eleitoral demonstrou que o plebiscito de Putin tem também uma outra função: é uma maneira de reabilitar o orgulho nacional no cenário internacional. E é também uma forma de se precaverem contra o regresso aos anos 90, a era da humilhação, o risco do Estado decrépito e de um cabaz menos repleto.
Resta só uma constatação: Putin podia muito bem ganhar sem reprimir. A brutalidade da campanha denuncia um nervosismo que testemunha bem dos desafios que se colocam à futura transição na chefia do Estado: a redistribuição do poder e das riquezas do país... pelos amigos de Putin.

Etiquetas:


:: enviado por JAM :: 12/02/2007 12:51:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário