BRITEIROS: Pouca vergonha e fantochada na Ucrânia <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, novembro 22, 2004

Pouca vergonha e fantochada na Ucrânia

Ontem, ao ler que todos os institutos de sondagens ucranianos davam, à boca das urnas, a vitória ao candidato pró-ocidental Iuschenko, não pude deixar de dizer para os meus botões: “A procissão dos fantoches de Moscovo ainda só vai no adro”.
Agora, são os meus botões que me dizem que tinha razão, quando vejo que contrariamente às criticas de toda a Comunidade Internacional, nomeadamente pelas vozes da OSCE e da EU, para quem a “segunda volta do escrutínio presidencial ucraniano não cumpre um número considerável de critérios para uma eleição democrática”, Vladmir Putin, telefonou já ao aparachik Ianukovitch para o felicitar pela eleição, dizendo-lhe que “a batalha foi dura, mas aberta e honesta, pelo que a vitória é convincente”.
Dezenas de milhares de ucranianos vieram para as ruas do centro de Kiev protestar contra o roubo dos seus votos e manifestar o seu apoio a Viktor Iushchenko. A “revolução laranja” ucraniana corre o risco de se tornar “vermelha de sangue”, neste país que é o 128° da tabela mundial, em termos de PIB por habitante, onde um salário mensal é da ordem de 32 euros e o desemprego afecta cerca de 12% da população.

Leia também Democracia empatada na Ucrânia e Entre a Europa e a Rússia.


:: enviado por JAM :: 11/22/2004 09:36:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário