BRITEIROS: Optemos pelas energias renováveis <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, junho 30, 2005

Optemos pelas energias renováveis

Referimos ontem aqui o lançamento da construção do primeiro reactor de fusão termonuclear controlada. Pretendemos apenas realçar a dimensão utópica e mitológica do facto de podermos vir um dia a fabricar um pequeno Sol na Terra. Esquecemos de deixar claro que essa nossa referência não significa um apoio incondicional e esta nova (hipotética) forma de produzir energia nuclear. Por um lado, o projecto é perigoso, uma vez que não sabemos como se manipulam alguns dos produtos radioactivos utilizados e, por outro lado, o reactor vai localizar-se perto de uma falha activa entre as placas europeia e africana, o que poderá fazer má vizinhança com os movimentos telúricos.
Porque é que em vez de se investir numa energia – que, ao contrário do que diz a notícia, não é nem renovável, nem limpa, nem barata – não se aposta antes na eficácia energética das verdadeiras energias renováveis?
Um estudo recente da NASA, baseado na observação a partir de satélites, confirma que a energia que a Terra recebe do Sol é superior à que é reemitida. É o chamado efeito de estufa, que faz com que a energia se acumule à superfície da Terra, provocando mudanças climáticas.
Ora, numa altura em que a humanidade enfrenta sérios problemas na área energética, não será paradoxal queixarmo-nos de um excesso de energia, quando poderíamos valorizá-lo e aproveitá-lo?

Continue a ler sobre As energias renováveis.

:: enviado por JAM :: 6/30/2005 09:58:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário