BRITEIROS: Memória de Srebrenica <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, julho 11, 2005

Memória de Srebrenica

A Bósnia celebra hoje o 10.° aniversário do massacre de cerca de 8 mil muçulmanos, pelas forças sérvias, em Srebrenica, que ficará para sempre como a maior chacina cometida na Europa depois da Segunda Guerra Mundial.
Decretada “zona de segurança” pela ONU em Abril de 1993, numa última tentativa para evitar a sua queda, o enclave acabou por cair, em 11 de Julho de 1995, nas mãos das forças servias da Bósnia, numa altura em que estava sob a protecção de uma unidade de 450 capacetes azuis holandeses. Milhares de refugiados tentaram então proteger-se junto dos soldados holandeses, em Potocari, perto de Srebrenica. Mas os soldados da ONU não fizeram mais do que assistir, impotentes, à separação pelas tropas sérvias dos homens em idade de combater do resto da população, sendo em seguida transportados para fora do enclave.
Os cerca de 8 mil homens e adolescentes mortos foram enterrados em valas comuns para dissimular o crime. Considerados como os arquitectos desse massacre, os ex-chefes político e militar dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic e Ratko Mladic, acusados pelo TPI de genocídio, continuam à solta. Depois do conflito (1992-1995), cerca de 18 mil corpos, na sua maioria de muçulmanos, foram exumados das mais de 300 valas comuns descobertas em toda a Bósnia. Destes, perto de 6 mil corpos foram encontrados nas proximidades de Srebrenica. O Comité Internacional da Cruz Vermelha afirma que há ainda mais de 16 mil pessoas dadas como desaparecidas no país.

:: enviado por JAM :: 7/11/2005 02:54:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário