domingo, agosto 13, 2006
A guerra no Libano
Quais são as causas da actual guerra no Líbano?a) a legitima necessidade que Israel tem de defender o seu povo;
b) a vontade que o governo americano tem de controlar a zona, pressionando agora, directa e indirectamente, mais 2 peças daquilo a que chama o “Eixo do Mal”, a Síria e o Irão;
c) a vontade que o Irão tem de se transformar numa potência regional, visando disputar com os States o controlo desta zona e, na medida em que a divisão entre seitas o permita, ser, num futuro próximo, a voz muçulmana mais ouvida e respeitada/temida no mundo.
Enquanto o petróleo for a energia que move o mundo,
enquanto os integristas muçulmanos tiverem o pretexto da Palestina ocupada,
enquanto os palestinianos quiserem ou precisarem do apoio dos extremistas muçulmanos,
enquanto Israel precisar dos States e estes precisarem de Israel,
não teremos falta de assunto aqui no Briteiros.
Duas notas:
1 - Quero chamar a atenção do meu amigo JAM para o facto de os foguetes do Hezbollah terem como alvo as cidades israelitas, ou seja, as populações civis, indiscriminadamente, matando inclusivé israelitas árabes, e serem disparados sem aviso prévio.
2 – Talvez um bom contributo para a paz entre os vários credos existentes e conflituantes na zona fosse obrigar a população de Jerusalém a evacuar a "cidade-santa" e, depois, arrasá-la, não deixando "pedra sobre pedra", correndo, deste modo, com os vingativos deuses que ali só têm servido para cegar os homens.
:: enviado por Manolo :: 8/13/2006 03:40:00 da tarde :: início ::
2 comentário(s):
-
"...correndo, deste modo, com os vingativos deuses que ali só têm servido para cegar os homens."De ja, em agosto 13, 2006 10:04 da tarde
Eis a questão.. posta, tão clara, como deve ser posta!!! -
Caro amigo AF:De JAM, em agosto 14, 2006 1:11 da manhã
Se os objectivos de Israel foram motivados pela chamada “auto-defesa” contra os foguetes do Hezbollah, porque diabo o Tsahal destruiu o Líbano e não destruiu o Hezbollah?
Porque diabo Israel “tem necessidade que de defender o seu povo” e ninguém tem necessidade de defender o povo libanês, que não fez mal a ninguém?