BRITEIROS: Hasta la victoria siempre <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, outubro 10, 2006

Hasta la victoria siempre

Ao que consta, estava escrito: J. Cristo, filho único e querido de Deus, iria morrer (e morreu) supostamente para salvar o Homem, essa outra criação de Deus, feita à sua imagem e semelhança, mas não seu filho.
E, mal comparado, se calhar também estava escrito que “Che” Guevara, filho querido da Revolução (cubana), iria morrer (como morreu) para, também supostamente, redimir o Homem, ajudando a criar o Homem Novo.
Que os cristãos e os guevaristas de boa-fé me perdoem a comparação ou o paralelo, mas é irresistível.
Cristãos e guevaristas tiveram, porém, percursos e destinos diferentes:
- Os cristãos vieram, há já mais de 2.000 anos, directamente das catacumbas e da boca dos leões para a cadeira do poder do Império (Romano, na altura), rapidamente optando pelo pragmatismo, esquecendo ou torcendo as máximas iniciais de amar o próximo e de dar a outra face, passando de perseguidos a perseguidores e construindo e impondo a sua Igreja, em aliança com os vários poderes temporais. Hoje, têm um Estado próprio, muito rico e muito influente, no centro do antigo Império, e ministros espalhados pelo mundo todo.
- Os guevaristas saíram, recentemente em termos históricos, da sierra para o poder e daí desceram rapidamente para lutar pela boa nova noutras e mais inóspitas paragens. Muito menos pragmáticos (ou: muito mais ingénuos), acreditaram ser possível, só com boas intenções e muita coragem e voluntarismo, divulgar a mensagem e criar a partir de baixo vários focos de revolta contra o Império (desta vez, Americano), criar um, dois, três, muitos Vietnams. Começaram na Bolívia e, como qualquer um que tenha lido o “Diário do Che na Bolívia” pode perceber, o improviso, o isolamento da suposta vanguarda que constituiam e também a acção de sapa de partidos comunistas da zona (já muito antes disso, na guerra civil espanhola, o que aconteceu ao POUM tinha provado que mijar fora do penico tinha consequências desastrosas para os movimentos não “certificados” por Moscovo), tudo isso junto levou a que o foco guerrilheiro desse com os burrinhos na água e a que tudo acabasse com a liquidação fisica do seu inspirador. Hoje, práticamente não existem guevaristas.
Moral da história: o famoso Reino dos Céus até pode ser dos puros de coração, mas o mundo é dos espertos...

:: enviado por Manolo :: 10/10/2006 08:15:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário