quarta-feira, outubro 11, 2006
O mundo louco de Silly Valley
“Estamos lixados. O Google comprou-o. Não tarda nada, será destruído”. Estas palavras não saíram da boca de nenhum analista económico, mas de um simples utilizador do YouTube.com. Como ele, muitos outros utilizadores ― entre os quais, os blogs ― não escondem o desalento pela compra do Google, seduzido por uma audiência que chega a atingir os 100 milhões de vídeos vistos por dia.Ora o Google tem todo o interesse em ouvir atentamente a voz das dezenas de milhões de fãs do YouTube. Não que o preço tenha sido demasiado alto: 1.650 milhões de dólares ― pouco mais que o montante dos lucros de 2005, 1.465 milhões. Mas o Google corre o grande risco de ver desaparecer a sua nova presa. YouTube não é propriamente um negócio, é uma comunidade. O site não ganha dinheiro, só gasta, para fazer com que milhões de internautas compartilhem o seu conteúdo... que muitas vezes é criado por eles próprios.
Bastará uma má decisão do Google ― é esperada com muita desconfiança uma provável mistura explosiva com a publicidade ― para que se ultrapassem os limites e o YouTube fique deserto. É que, não custa nada reconstruir um novo site independente. Faz parte das maravilhas do «Web 2.0», um conceito na moda, baseado numa ideia muito simples: os internautas criam comunidades, elaboram o conteúdo e compartilham-no.
Quer o Google, quer os outros grandes comilões do género (a News Corp., que adquiriu no ano passado MySpace.com) têm todo o interesse em tratar as suas conquistas com muito cuidado. Não devem esquecer-se da desdita do Yahoo!, em 1999, quando gastou 3.600 milhões de dólares para adquirir a GeoCities... Alguém se lembra ainda da GeoCities?
:: enviado por JAM :: 10/11/2006 09:06:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
-
Tive um site no geocities há mais de dez anos, quando aquilo praticamente não tinha publicidade. A partir do momento em que a publicidade passou a ser sempre visível, e cada vez maior, deixei de ter interesse naquilpo. A mesma coisa com o terravista.De snowgaze, em outubro 12, 2006 8:56 da manhã
O You Tube, depois da compra pela Google e os anúncios de misturas com coisas que não têm nada a ver com o espírito original, parece-me que irá rapidamente pelo cano abaixo.
No entanto, note-se que já há uns tempos havia vídeos no You Tube que começavam ou acabavam com publicidade.