BRITEIROS: Centenário de RG <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, maio 22, 2007

Centenário de RG

Ao festejar-se hoje o centenário do nascimento de Georges Remi, jornalista e desenhador belga, centenas de milhões de pessoas de todos os credos e raças, de todos os países do mundo, celebram Hergé, criador de algumas das personagens mais estranhas nascidas da imaginação humana no século XX.
Personagens imortais: Tintin, o jornalista; o cachorro Milu, seu imprescindível companheiro de aventuras; o neurótico, dipsómano e bondoso capitão Haddock; a infalível dupla de detectives Dupond e Dupont; o original cientista professor Tournesol; a imarcescível soprano Bianca Castafiore e muitos outros que compõem o universo maravilhoso que brotou do cérebro privilegiado de um artista talentoso até à genialidade e grande conhecedor do movimento da História.
Tintin nasceu do lápis de Hergé em 1929. Tudo é surpreendente nas suas aventuras, o que explica o seu êxito até hoje não interrompido: a perfeita composição cinematográfica dos desenhos e do enredo; a descrição dos detalhes, até ao mais insignificante, que fazem de cada sequência de quadradinhos uma obra de arte; a qualidade literária dos diálogos; a agilidade da história; o carácter definido de cada uma das personagens; a capacidade do autor em deixar o fio da história no final de cada página; o conhecimento enciclopédico e sobretudo político dos acontecimentos históricos do século XX, são o marco das aventuras do jovem jornalista e dos seus amigos, incluindo Milu, o mais humano dos cachorros e também o mais histriónico.
Nos últimos trinta anos multiplicaram-se por todo o lado os clubes de tintinólogos. Agora, Steven Spielberg e Peter Jackson acariciam o projecto de filmar uma trilogia centrada nos episódios de Tintin e Milu, em tributo ao génio de Hergé. O desafio não é pequeno porque a personalidade dos seres que povoam o mundo de Tintin é tão forte, e as suas características físicas tão familiares, que exigirão, se forem interpretados por artistas reais, um esforço mais que superior de direcção e de representação. Parte da grandiosidade das personagens criadas por Hergé deve-se ao facto de elas serem inimitáveis.
A produção deverá começar ainda este ano, logo que os dois realizadores acabem as filmagens actuais (Indiana Jones 4 para Spielberg e a adaptação do romance “Uma vida interrompida: Memórias de um Anjo Assassinado”, de Alice Sebold, para Jackson). E eu diria mesmo mais: logo que as filmagens actuais acabem.

Etiquetas: ,


:: enviado por JAM :: 5/22/2007 12:12:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário