BRITEIROS: JMJ aos molhos <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, agosto 18, 2005

JMJ aos molhos

Após terem sido impedidos de participar nas jornadas mundiais da juventude católica de Colónia, os jovens progressistas do movimento contestatário católico Nós somos a Igreja decidiram organizar as suas próprias jornadas mundiais da juventude para todos, que vão servir de tribuna aos reformadores da Igreja Católica que defendem o uso do preservativo.
“Nós somos a Igreja” consideram que os temas de discussão devem ser lançados pelas bases, em vez do habitual catecismo imposto pelas altas esferas dos bispos. O porta-voz do movimento, Tobias Raschke, acha que a Igreja não pode dar-se ao luxo de se esquivar aos problemas dos jovens: a sexualidade, os efeitos da globalização, o renascer duma nova espiritualidade à margem dos cultos tradicionais,...
Há um jornal alemão (o Tageszeitung) que escreve hoje que as JMJ são “uma espécie de encontro dos críticos do neoliberalismo nas relações humanas”. Se assim for, não me parece que as cúpulas da Igreja Católica estejam na mesma onda e a prova é que, na Alemanha, terra natal do papa e país organizador das jornadas, as igrejas estão mais vazias do que nunca e a indiferença dos jovens alemães, educados sem quaisquer referências religiosas, é um facto evidente.
Daí que se tente, através destas JMJ, atrair a atenção da juventude alemã, pelo efeito de contágio da presença maciça de outros jovens, sobretudo espanhóis, italianos e franceses.

:: enviado por JAM :: 8/18/2005 11:18:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário