BRITEIROS: «Coçar onde é preciso» <$BlogRSDUrl$>








domingo, fevereiro 05, 2006

«Coçar onde é preciso»

Está a decorrer, entre 7 de Janeiro a 31 de Março, a digressão nacional de José Pedro Gomes com «Coçar onde é preciso».
Concebido e protagonizado pelo actor, este é o primeiro espectáculo que faz depois de, em Março, ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica devido a um aneurisma que sofreu em palco. Em «Coçar onde é preciso» José Pedro Gomes apresenta-se sozinho em palco durante cerca de noventa minutos em que discorre, satiriza e personifica o seu ponto de vista sobre as várias facetas do «portuga», num registo que o actor considera estar mais próximo da «stand-up comedy».
Eu vi o espectáculo e recomendo-o. Ainda que coçar a nossa sarna, até quase fazer ferida, seja doloroso. Rirmos de nós próprios, das nossas tristes figuras, pode ser um bom começo para não nos levarmos tão a sério e para começarmos finalmente a consciencializar-nos de que é preciso mudarmos para melhor (e não apenas mudar qualquer coisinha para deixar o essencial na mesma), porque me parece que esse é o nosso principal defeito: por manha (chico-espertismo), por defesa ou por pura e simples ignorância, consideramo-nos sempre os maiores, e, já se sabe, quem tem a cabeça cheia de si próprio, não consegue meter lá mais nada.

:: enviado por Manolo :: 2/05/2006 10:16:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Fui passar uns dias ao Algarve e acabo de vir de Espanha. Lamento mas tenho que o dizer. O fim-de-semana decorreu expendido. Quer pelos Algarves como é habito quer pela ida a terras vizinhas atestar o depósito a 0.977 com gasolina sem chumbo 95 e umas compritas num dos seus hiper. Todo decorreu com civismo e foi agradável. Agradável até chegar aos arredores de Lisboa e deparar-me numa estação de serviço da BP, onde parei para comprar o jornal, com uma discussão entre a caixa e dois clientes.
    Disse para comigo; bem estou em Portugal!...
    Já agora e nem tudo é mau… Parabéns à câmara de Loulé, pelas bermas das estradas, estão impecavelmente limpas. Durante alguns quilómetros pela serra do caldeirão, julguei estar em Espanha, ou noutro qualquer país civilizado. Mas logo após passar a extrema do conselho, entrei no Portugal porco e sujo que tão bem conheço.
    Desculpe este lamento e uma boa semana.

    PS espero ver o espectáculo, creio estar em paz para ver e ouvir.

    De Anonymous Anónimo, em fevereiro 05, 2006 11:58 da tarde  
Enviar um comentário