


«Quero dizer-lhe senhor Presidente, em nome do Governo, que gostamos de trabalhar consigo (...) quero que saiba o quanto apreciamos o comportamento absolutamente impecável da Presidência da República na cooperação institucional com o Governo», disse o chefe de Governo, ao apresentar no Palácio de Belém os cumprimentos de Boa Festas a Cavaco Silva.
Acompanhado por todos os membros do Governo, sem excepção, José Sócrates s alientou: «Acho que é da mais elementar justiça expressar publicamente em nome do Governo o nosso reconhecimento pelo empenhamento pessoal do Presidente da República em conduzir uma cooperação institucional à altura daquilo que são as necessidades do País, do nosso Estado democrático e das expectativas dos portugueses».
«Não tenho dúvidas de que a acção do governo é decisiva para a construção de um país mais desenvolvido e mais justo que todos ambicionamos. Temos a sensação que 2007 será um ano muito importante para o futuro do nosso país»
A revista TIME escolheu os internautas para personalidade do ano. Parece uma recaída democrática, do género de quem quer dizer que o século XXI vai ser o século do povo.

"(...) Depois há danças de roda.
"Muitos são os chamados mas poucos os escolhidos."
"... Os ladrões, as amantes, meus colegas de copo e de truz, 
© desenho de Garnotte
Presos, torturados, violentados, quantos haverá pelo mundo? Em Guantanamo serão umas centenas, mas, nas prisões clandestinas pelo mundo fora, quantos serão? E quantos serão os governos que farão o mesmo que a administração americana e/ou dela são cúmplices nesta afronta aos mais elementares direitos humanos, a pretexto do combate ao terrorismo, sob qualquer outro pretexto ou sem mesmo invocarem pretexto nenhum?...
De acordo com dados recentes do World Institute for Development Economics Research, metade de toda a riqueza existente no planeta pertence a 2% da população do mesmo, e metade da população do mesmo vive com 1% dessa mesma riqueza total.
Morreu Pinochet.

Ehud Olmert rejeita a conexão entre a Guerra no Iraque e o interminável conflito israelo-palestiniano, tornada patente no relatório do Grupo de Estudo sobre o Iraque.
“The attempt to create linkage between the Iraqi issue and the Mideast issue ― we have a different view”, diz Olmert.
Pudera!...

© desenho de Bandeira


Exemplo de lógica moderna. É a lógica das ditaduras e dos populismos mais miseráveis. É a lógica dos Dr. Bitaites da nossa mediocridade. O que arde cura e o que aperta segura. Como disse alguém, é a nossa miséria lógica que nos leva à miséria real.

Assim, sim!



Baptista Bastos, Jornal de Negócios, 30 de Novembro. O artigo integral, aqui.