domingo, julho 31, 2005
Wim Duisenberg
Foi encontrado morto na piscina da sua casa no Sul de França. Morreu o pai do €.
Foi encontrado morto na piscina da sua casa no Sul de França. Morreu o pai do €.
O museu Leopold de Viena oferece, às sextas-feiras, uma entrada gratuita a todos os visitantes que se apresentem nus ou em fato de banho.
Uma nova lei, na Suécia, dá a todos os casais de lésbicas o direito à fecundação assistida. Só que, como os dadores do esperma congelado obtido antes da promulgação da lei só se pronunciaram pela inseminação de mulheres heterossexuais, as lésbicas não poderão beneficiar dele. Os hospitais deverão agora ou contactar de novo esses dadores ou então criar novos bancos de esperma.
Se tivéssemos que tirar uma lição da fome na Etiópia, de 1985, seria certamente esta: o mundo deveria prestar mais atenção aos pedidos de auxílio e reagir imediatamente. James Morris, Director-Geral do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, denuncia a situação no Níger, no diário The Guardian. Desde Novembro do ano passado, os pedidos de auxílio foram lançados em relação à grave situação em que o país se encontra, mas o mundo não reagiu. Hoje, as máquinas fotográficas estão focadas sobre os corpos nus e desproporcionados das crianças do Níger.
Para além de ser o nosso primeiro aniversário, celebram-se também hoje os duzentos anos do nascimento do político e historiador, Alexis de Tocqueville (1805-1879), um dos mais impressionantes decifradores do futuro que conheceu a França do séc. XIX.
Por feliz coincidência, acabo de entrar em Portugal, pela nossa mais famosa fronteira terrestre, no preciso momento do primeiro soprar de velas do Briteiros.
Ontem, ao largo do Canadá, ao abrigo das águas internacionais do Golfo de Saint-Laurent e na presença de cerca de 200 pessoas, três mulheres “bispos” celebraram a ordenação de duas canadianas e sete americanas, numa cerimónia idêntica à que já tinha acontecido, em Junho de 2002, em Passau, muito perto da aldeia natal do papa Bento XVI.
© Desenho de Burki – 24 Heures
Já de férias nas areias finas de Paris-plage (ia para escrever Copacabana, mas estão aqui a fazer-me sinal que no sítio onde estamos já é Ipanema) e sem o meu habitual adsl, resolvi procurar um ponto Wi-Fi (gratuito, é claro) para vos dar conta de uma notícia que acabei de ler.
O pior que pode acontecer-nos quando sobre nós actua uma mão negra, é ter as nossas engessadas. A má sorte pode bater-nos à porta em qualquer altura, mas não vale a pena favorecê-la: ela basta-se de sobra para nos tornar mais infelizes. A falta de previsão e o abandono das acções de vigilância acompanham com frequência as desgraças e talvez por isso se diga que uma desgraça nunca vem só.
(Clique sobre a imagem para aumentar)
© Desenho de Burki – 24 Heures
Graças a uma versão elaborada de hipotermia, os cientistas do Safar conseguiram manter cães num estado de morte clínica, durante três horas, fazendo-os depois voltar à vida. O processo consiste em extrair do animal todo o seu sangue e encher-lhe as veias com uma solução salina e fria, que faz baixar a temperatura do corpo a 7 °C . Três horas mais tarde, o sangue do cão é re-injectado e o animal é reanimado por acção de um ligeiro choque eléctrico. Os cientistas do Safar esperam poder começar as experiências com seres humanos daqui a um ano.
Uma juiz de Saint Louis, Jennifer Joyce, decidiu reabrir o processo de Larry Griffin, um jovem negro americano condenado à morte pelo assassinato de um traficante de droga, há vinte cinco anos, e que foi executado em 1995. A única prova directa foi uma testemunha (uma só, entre muitas pessoas presentes) que afirmou ter reconhecido o jovem Griffin, numa fotografia que lhe foi mostrada pela polícia, como sendo um dos três assassinos que dispararam do interior de um carro em andamento.
Em Portugal não existem problemas. Só existem grandes problemas e grandes soluções. E, no entanto, quantas vezes grandes problemas não requerem apenas pequenas soluções e grandes soluções não geram mais problemas do que já havia?
O “scam” é uma nova forma de cibercriminalidade que se desenvolve-se em três fases: primeiro, os “cibercriminosos” procuram recrutar “intermediários” para as suas operações em países onde a utilização da Internet é frequente e banal. Visam a Europa de Leste, Gana, Nigéria, Filipinas, mas também alguns países mais ricos da Europa Ocidental e até os Estados Unidos. Aí põem em linha ofertas de emprego relativamente cativantes para um “trabalho” fácil de realizar.
O canal de televisão alemão SAT-1 efectuou 46 recolhas de amostras nas casas de banho do edifício do Parlamento Europeu, em Bruxelas: 41 deram um teste positivo de cocaína. Os testes, realizados pelo Instituto de Pesquisa Biomédica e Farmacêutica de Nuremberg, revelaram quantidades de cocaína demasiado importantes para terem sido transportadas pelo vestuário, o que quer dizer que a droga terá sido trazida deliberadamente.
(Clique sobre a imagem para aumentar)
Emmanuel Chaunu - "La Voix du Luxembourg"
Os praticantes de surf poderão em breve treinar-se sem precisarem de ir ao mar, graças a um sistema revolucionário: um recife de borracha, modelador de ondas, colocado no fundo da piscina. Esta espécie de colchão de borracha, extremamente resistente, é accionado por alavancas pneumáticas comandadas por computador, criando diferentes tipos de ondulações que variam em função da inclinação e do alinhamento dos picos do recife artificial. O New Scientist conta que o sistema permite produzir quatro tipos de vagas: a havaiana, a indonésia, a californiana e a australiana.
“El quitasol”, de Francisco de Goya (Clique sobre a imagem para aumentar)
Numa entrevista ao Financial Times, o governador do Banco de França, Christian Noyer, disse que a França deseja inspirar-se no modelo nórdico para as reformas da política de emprego. O facto de um representante francês admitir que outro país possa ter um modelo económico e social melhor que o seu, mostra bem como as coisas mudaram após o Não francês ao Tratado Constitucional europeu.
No próprio dia dos ataques bombistas fui dar uma volta, e pude ver como os ingleses passam ao lado da morte - da mesma forma que passam ao lado da vida. Os pubs estavam cheios às 6 da tarde, como sempre. Um casal de turistas americano perguntava, em frente à estação onde, oito horas antes, tinham morrido umas 20 pessoas, a direcção para rua tal. Perguntavam-no ao chefe dos bombeiros, que respondia, calmamente, de dentro do carro.
1 – os professores de Matemática do Ensino Básico desconhecem quais as aprendizagens concretas que os alunos devem possuir no final de cada ciclo
2 – nem por anos de escolaridade, nem por ciclos, os professores sabem o que concretamente devem ensinar
3 – o professor do terceiro ciclo desconhece o que o aluno aprendeu no ciclo anterior
4 – esta falta de articulação pode levar a uma desresponsabilização progressiva em relação às lacunas de aprendizagem dos alunos
5 – em Inglaterra, concluiu-se que era esse o motivo de muito do insucesso escolar e decidiram definir, muito claramente, o que deveriam aprender os alunos em cada um dos anos de escolaridade
6 – os professores não aprenderam a articular o currículo nacional com os conteúdos programáticos – a formação contínua deveria servir para isso
7 - isto não pode continuar a ser visto como uma fatalidade que leve apenas ao desencanto – está na hora de agir.
© Desenho de Signe Wilkinson – Philadelphia Daily News
Jovem do nono ano não desanimes. Resolve este problema e consola-te.
Constâncio respondeu zero oitenta e três. ERROU.
Também tu um dia podes ser um génio. É o teu direito garantido constitucionalmente...
http://www.sudoku.com/
Alberto II sobe hoje oficialmente ao trono dos Grimaldi na sua qualidade de soberano de um país de dois quilómetros quadrados, uma superfície inversamente proporcional à sua riqueza, onde residem 6 mil monegascos e 26 mil pessoas de 22 nacionalidades diferentes.
O escritor Claude Simon, Prémio Nobel da Literatura em 1985, considerado um dos fundadores do Novo Romance francês (Nouveau Roman), grupo que integrou juntamente com Alain Robbe-Grillet, Michel Butor e Marguerite Duras, morreu em Paris aos 91 anos de idade, deixando uma obra marcada por um trabalho de memória, fundada sobre “imagens”. Os temas da guerra, da desordem absoluta das coisas ou das recordações formam o trama dos vinte romances deixados pelo autor.
La tiède puanteur souterraine, les escaliers, les couloirs où soufflait comme l’haleine d’un monde inférieur et sale, encore lourde - quoique à cette heure les quais, les rames, fussent presque vides - de toutes les émanations, les sueurs de tous les relents, comme si la foule des corps pressés et mal lavés qui s’étaient bousculés là quelques heures auparavant y avait laissé, tenace, violente, l’odeur même de ce qui la faisait se dépêcher et courir, l’odeur même du travail, de la colère et de la malédiction stagnant sous les voûtes aux parois vernissées où les affiches étalaient leurs obsédantes invites, leurs obsédants commandements, comme un injurieux défi, une narquoise absurdité, l’agressive, optimiste et clinquante affirmation d’un univers folâtre, serviable et pimpant.Le sacre du printemps (1954)
Como reacção à difusão das informações a conta-gotas, que chegou a passar por censura por parte do governo britânico, os cidadãos do mundo inteiro precipitaram-se sobre os seus blogs afim de criar um contra-ataque informativo. No local, em Londres, armados de máquina fotográfica, ou simplesmente da câmara do telemóvel, foram eles quem, em primeiro lugar, fizeram circular a informação, marcando o verdadeiro nascimento do cidadão repórter.
A Bósnia celebra hoje o 10.° aniversário do massacre de cerca de 8 mil muçulmanos, pelas forças sérvias, em Srebrenica, que ficará para sempre como a maior chacina cometida na Europa depois da Segunda Guerra Mundial.
Nestes tempos de europessimismo, é mais do que considerável a importância do voto dos Estados Membros da União Europeia, em finais de Junho, em que 22 dos 25 recusaram uma proposta da Comissão, relativa aos organismos geneticamente modificados (OGM). Tratava-se de saber se os Estados poderiam aplicar uma “cláusula de salvaguarda” que permitisse interditar a cultura de certos OGM no seu solo. Os ministros do ambiente confirmaram essa possibilidade, juntando-se assim à hostilidade dos cidadãos europeus em relação aos alimentos transgénicos. Essa decisão demonstra que, quando quer, a Europa é capaz de se harmonizar e, sendo importante do ponto de vista dos OGM e da política agrícola, é uma decisão prometedora quanto ao futuro da União.
Várias centenas de militantes do Greenpeace juntaram-se hoje na praça do Trocadero, em Paris, para celebrar o 20.° aniversário da sabotagem do Rainbow Warrior, um dos maiores escândalos da primeira presidência de François Mitterrand. Às 13h48, a hora exacta da explosão da primeira bomba colocada a bordo do navio ecologista, foi observado um minuto de silêncio em memória do fotógrafo português Fernando Pereira, morto em consequência desse atentado.